sábado, 11 de junho de 2022

As Noticias nos Telejornais

Nos actuais telejornais,a instantaneidade da imagen é "vestida,montada,encenada,promovida a espectáculo".Esquecemo-nos que a imagem necessita de enquadramento,tratamento,reflexão,de modo a ser perceptível,e não que apenas tenha como objectivo atingir o maior número de telespectadores.Ao olharmos para os telejornais ficamos com a impressão de que estamos em poder de um "catálogo de horrores",dando uma crescente visão pessismista da humanidade.Quanto ao apresentador,este figura como papel central,pois olha o telespectador nos olhos,oferecendo-se à identificação,através da simulação de uma atitude semelhante à do receptor face às notícias e reportagens televisivas que apresenta.O apresentador do telejornal colocaa-se no lugar geométrico adequado a propiciar a identificação do espectador,é ele a instância de credebilização. Face ao actual modelo dos telejornais,a informação principal é validada como o "jornalismo desportivo",ou seja,a vida é-nos apresentada como "um jogo" e onde nada conta mais do que as imagens do acontecimento sobre o qual não há,de facto,muito a dizer(a não ser,é claro,quando o assunto "convida" à presença de um comentador,mais ou menos "especialista" e mais ou menos idiologicamente orientado).
Na actual visão da informação televisiva,são seleccionadas,em primeiro lugar,as notícias geradoras de choque ou de entretenimento,o que acaba por distorcer a percepção que os cidadãos têm da própria realidade e dos mais importantes acontecimentos na sociedade. Muitas das crenças hoje existentes sobre o mundo derivam das leituras efectuadas nos media e,principalmente na televisão. Mais precisamente,na visualização sobre a realidade que é feita na informação e sobretudo nos seus noticiários televisivos. Estamos nos actuais noticiários televisivos em presença de factos seleccionados pelo "interesse do público"(e por outros não confessados)menosprezando o "interesse público" dos acontecimentos.Hoje os media,cada vez mais,recolhem o "pulso da sociedade civil",interpretando e dando sentido à opinião pública.Por outro lado,decidem sobre o que devem pensar os seus eleitores e audiências,muito mais do que sobre como devem pensar. Quanto ao discurso televisivo,é um facto que o telespectador pensa estar diante da verdade absoluta,pois passa na televisão.No entanto,o que ele efectivamente está é perante a "verdade da representação". (do livro As Notícias nos Telejornais de Nuno Goulart Brandão,este livro apresenta estudos dos telejornais de horário nobre de 2000 a 2009,da televisão generalista portuguesa)

2 comentários:

  1. Oh meu caro,isto é um "país" de telejornais toscos e de arraiais mal amanhados e "contingências" da treta,check https://ionline.sapo.pt/artigo/773665/aeroporto-e-urg-ncias-hospitalares-uma-vergonha-nacional?seccao=Opiniao_i

    ResponderEliminar
  2. As Teorias do Controle Mental e as Técnicas Utilizadas Pela Mídia ... www.espada.eti.br/midia.asp

    ResponderEliminar